Histórico
Em 04 de abril de 1989, por meio da Portaria Ministerial Nr 021-Res, o Ministro de Estado do Exército criou o Hospital de Guarnição de Marabá (HGuMba), na cidade de Marabá-PA, para realizar o apoio médico e odontológico à família militar da 23ª Bda Inf Sl. Inicialmente, o Comando da Força Terrestre determinou a constituição de um Posto Médico de Guarnição para servir de núcleo para o HGuMba. Assim, foram erguidos os dois primeiros pavilhões do denominado NuGuMba (Núcleo de Saúde da Guarnição de Marabá).
Em primeiro de outubro de 1997, foi ativado o Hospital de Guarnição de Marabá, inicialmente subordinado ao Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl). Em 1º de janeiro de 2000, por meio da Portaria nº 419, de 12 de agosto de 1999, do Comandante do Exército, o HGuMba tornou-se uma Organização Militar de Saúde (OMS), com autonomia administrativa e subordinado ao Comando da 8ª Região Militar (8ª RM).
Hoje, este Hospital Militar atende cerca de seis mil usuários, com várias especialidades médicas e odontológicas. É provido de: Unidade de Pronto Atendimento e Triagem, Unidade de Internação, Centro Cirúrgico, Laboratório de Análises Clínicas, Raio X, Ultrassom, Fisioterapia, Maternidade e Farmácia. O HGu Marabá tem como principal missão a prevenção, recuperação e manutenção da higidez física e mental dos combatentes que servem nas Organizações Militares da 23ª Bda Inf Sl, possibilitando a plena operacionalidade daquelas Unidades, além de atuar em situações emergenciais e nas Ações Cívicos Sociais coordenadas pela 23ª Bda Inf Sl.
O Hospital de Guarnição de Marabá esteve sempre voltado à qualidade da assistência médica e odontológica desempenhadas com eficiência técnica e administrativa, superando as dificuldades de toda ordem, graças a competência e profissionalismo de seus corpos clínico, de apoio e administrativo. A lealdade, o espírito de corpo, o respeito a saúde e ao paciente e a humanidade são atributos que norteiam nossas ações e nos permitem concluir com júbilo, ao final de cada jornada, que a missão foi cumprida.
Olhar para um passado vitorioso é viver um presente tranquilo e ter a certeza de um futuro próspero. Somos uma família a serviço da família militar, vinte e quatro horas por dia, nos sete dias da semana.
É luta real e permanente. SELVA!!!!