CCIH
Infecção Hospitalar (IH), atualmente chamada de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) é toda infecção adquirida após a internação hospitalar num prazo de 48-72 hs e que não esteja o seu período de incubação. São também consideradas IRAS aquelas infecções adquiridas no hospital, mas que se manifestam após a alta, assim como todas as infecções em recém-nascidos, exceto as transmitidas por via transplacentária (ex: rubéola, CMV, toxoplasmose, etc.).
A CCIH/HGuMba é formada por membros executores e membros consultores. Os membros executores são profissionais especializados em prevenção e controle de infecções relacionadas a assistência à saúde, sendo constituído por dois infectologistas e duas enfermeiras. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é o orgão executor e é diretamente ligado à diretoria do HGuMba. Todas as medidas impactantes sugeridas e efetuadas pelo SCIH são previamente discutidas e apresentadas à diretoria e divisão de medicina. Os membros consultores são representantes de diversos setores do hospital, como Direção-Geral, Administração, SAME, Ambulatório, Enfermagem, Clínica Médica, Clínicas Cirúrgicas, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria, CTI, Médico Perito (saúde do trabalhador), Nutrição, Unidade de Pronto-Atendimento, Central de Material de Esterilização, Lavanderia, Odontologia, Farmácia e Laboratório de Microbiologia. Os membros executores e os representantes dos setores da Microbiologia, Farmácia e Odontologia se reúnem quinzenalmente. Nessas reuniões é discutido as não conformidades, o seguimento das rotinas e protocolos instituídos pelo manual da CCIH/HGuMba, avaliação das visitas técnicas, o uso de antimicrobianos e outros assuntos relacionados ao programa de prevenção e controle de infecções relacionadas a assistência à saúde.
A CCIH realiza atividades de vigilância epidemiológica em todos os setores do HGuMba, através da metodologia de Busca Ativa em cem por cento dos pacientes internados.